Você é um profissional?
Cadastre-se
CALCULANDO A QUANTIDADE DE TIJOLOS

QUANTIDADE DE TIJOLOS POR METRO QUADRADO

Para saber quantos tijolos você vai ocupar na sua obra, primeiro você precisa calcular a área onde esses tijolos serão assentados. Se a parede for retangular é só multiplicar a altura pelo comprimento. Depois de calculado o total da área, repita o cálculo altura x largura nas aberturas (portas e janelas) e desconte essa metragem do total.
 

Área de aplicação calculada, você precisa escolher o tipo e o tamanho do tijolo para calcular as quantidades. Um tijolo possui três dimensões largura, altura e comprimento. Você pode aplicar o tijolo tanto em pé (parede alta), quanto deitado (parede baixa), o que também influencia na quantidade total de tijolos necessários por metro quadrado.
 

Para facilitar o cálculo vamos converter 1m² em cm², que é igual a 10.000cm2
 

Vamos pegar como exemplo um tijolo com dimensões de 11,5 x19x24 (em centímetros) (LxAxC).
 

Assentando o tijolo em pé multiplicamos a Altura x Comprimento: 19 x 24 = 456. Esse valor, nós dividimos por 10000 (1m²) e chegamos ao resultado de que um tijolo ocupa 0,0456 m². Se dividirmos 1m² por 0,0456m² encontramos o resultado de 21,93. O que significa que para preencher 1m² de parede com esse tamanho de tijolo nós precisaremos de 22 unidades.
 

Se o mesmo tijolo for assentado deitado o cálculo fica assim: (L x C) 11,5 x 24 = 276 / 10000 = 0,0276. Dividindo 1m² por 0,0276 chegamos ao resultado de 36,23, (37 tijolos).
 

Após calcular a quantidade de tijolos por metro quadrado é só multiplicar essa quantidade pela área total em m².
 

Esses cálculos são aproximados, já que é necessário considerar a espessura da massa de assentamento utilizada. Mas os resultados são bem próximos e o ideal é que na hora da compra você adquira 10% a mais para eventuais perdas durante a obra.
 

Clicando aqui você encontra fornecedores de tijolos que atendem a região do Alto Vale do Itajaí.

Relacionado
Fases da Obra
Escreva um comentário...
MAIS ARTIGOS
Construindo muros residenciais