Você é um profissional?
Cadastre-se
ILUMINAÇÃO E SONORIZAÇÃO EM SUA SALA DE ESTAR: DICAS IMPERDÍVEIS!

Quem procura por apartamentos para alugar em Balneário Camboriú com certeza já deve ter se deparado com bons projetos de iluminação e sonorização de salas de estar. Esses são dois pontos essenciais que, muitas vezes, são menosprezados por donos de imóveis.

Uma boa iluminação e sonorização não só aumenta o conforto auditivo e visual dos moradores de uma residência, como também melhora consideravelmente a estética e beleza do lugar.

Então, se você também quer que a sua sala de estar tenha uma boa iluminação e sonorização tal qual aqueles apartamentos para alugar em Balneário Camboriú que você já viu, fique conosco e descubra algumas dicas para fazer isso acontecer.

Dicas de sonorização para a sua sala de estar

O cientista Nikola Tesla, grande inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica e considerado como um homem que "espalhou luz sobre a face da Terra", costumava dizer que se você quer encontrar os segredos do universo, deve pensar em termos de energia, frequência e vibração.

Esses são os fundamentos do som que vivenciamos diariamente. Especialmente, toda vez que ouvimos música ou curtimos filmes. Como esses elementos sonoros interagem em um ambiente é o que chamamos de acústica.

Cada sala tem seu próprio som e todas as superfícies do seu quarto refletirão, difundirão ou absorverão o som em algum grau. A combinação dessas interações é o que cria o seu “som ambiente”.

Em casas para alugar, por exemplo, você pode perceber que uma sala vazia soa bem diferente de uma sala cheia de móveis. Isso acontece pelas mesmas razões que bater palmas em uma garagem e bater palmas dentro de um armário são duas experiências totalmente diferentes.

O formato da sala, a distância entre as paredes, a altura do teto e o material da superfície contribuem para a forma como o som reage no espaço. Aqui estão 4 dicas que podem ajudar você a melhorar a acústica da sua sala de estar.

1. Invista em um carpete

Uma vez que superfícies duras são inimigas de uma boa acústica, o carpete irá melhorar drasticamente a sonorização da sua sala de estar. Caso estejamos falando de casas para alugar ao invés de casas próprias, tente usar ao menos um tapete grosso para não precisar mexer no piso do imóvel alugado.

2. Compre cortinas pesadas para as suas janelas

Nós todos amamos vitamina D, mas se você tem janelas na sua sala de estar e quer melhorar a acústica do ambiente, então você vai querer comprar algumas cortinas pesadas para bloquear o reflexo das janelas.

O reflexo brilhante do vidro produz um ambiente acústico muito pobre. Além disso, se você tiver janelas finas de painel único, todos os barulhos de pássaros ou carros que passem se infiltrarão no filme que você está assistindo.

As cortinas ajudarão a reduzir os reflexos e minimizar o som do lado de fora. Alguns cinemas até usam cortinas ao longo das paredes para ajudar a controlar a reflexão também. Para fins sonoros, quanto mais pesadas as cortinas, melhor.

3. Melhore o layout da sua sala de estar

Depois de ter um carpete ou tapete e cortinas eficientes, é hora de posicionar corretamente todos os seus móveis. Se a sala for retangular, é uma boa ideia colocar a TV e os alto-falantes frontais ao longo da parede para maximizar a projeção sonora.

Se você tem uma sala fechada com uma porta, considere a substituição da porta oca barata por uma mais sólida. Isso não só ajudará a evitar que o som do seu home theater escape da sala, mas ajudará a impedir que o ruído externo adultere sua experiência acústica.

4. Acrescente estantes à mobília
Pode parecer estranho, mas as estantes são boas difusoras de som. Ter várias superfícies refletoras pequenas (livros) em um padrão irregular ajudará a dispersar o som e impedir a reflexão direta.

Um lugar perfeito para isso é na parede atrás do sofá, mas uma parede lateral pode funcionar bem também. Isso pode não ser uma boa solução para quem tem muito TOC e gosta de alinhar todos os livros.

Você precisa se certificar de posicionar os livros de forma que eles se projetem em níveis variados para garantir que o som tenha uma variedade de pequenas superfícies para refletir.

A mágica aqui está no desnível físico da coleção, não apenas em seu conteúdo eclético. Ao usar esse método, você não só vai difundir alguns desses reflexos desagradáveis, mas também parecerá mais inteligente por possuir alguns livros na sala de estar.

Dicas de iluminação para a sua sala de estar

Vários proprietários de imóveis para alugar gastam muito tempo escolhendo um sofá ou uma cor de tinta para as paredes da sala, mas muitas vezes esquecem a importância da iluminação adequada.

Em um espaço onde você assiste TV, lê livros, descansa e entretém os convidados, a iluminação serve a um propósito importante tanto na função quanto na aparência da sala.

Um bom esquema de iluminação de salas de estar utiliza diferentes tipos de luz, definidas em diferentes níveis, que trabalham em conjunto para tornar o espaço quente e atraente. Se você quer que as pessoas permaneçam, use dimmers que permitam a você controlar o nível de luz para se adequar às atividades que acontecem no espaço.

Aqui estão mais 3 dicas estratégicas de iluminação para a sua sala de estar. Como nenhuma dessas dicas envolve grandes reformas, todas podem ser colocadas em prática tanto em imóveis próprios como em imóveis para alugar.

1. Ilumine pontos determinados

Quando você quer destacar certas características em sua sala de estar, como uma lareira, paredes texturizadas ou uma pintura favorita, a iluminação de realce é o caminho a ser percorrido.

Luzes embutidas e ajustáveis direcionadas a pontos de interesse ou uma iluminação de gabinete que destaca objetos selecionados são exemplos de iluminação de realce.

Para quem nunca experimentou, esse tipo de iluminação adiciona uma variação agradável de brilho ao ambiente, pois você está chamando a atenção e colocando mais luz em um recurso arquitetônico.

Mas tem um detalhe: para que a iluminação de acentuação funcione, ela precisa fornecer cerca de cinco vezes mais luz no ponto focal que a luz geral circundante.

2. Transforme as suas luminárias em itens decorativos também

Quando você quer criar interesse e adicionar brilho à sua sala de estar, candeeiros de mesa, luminárias suspensas e lustres podem fornecer uma luz decorativa que adiciona aconchego e intimidade, personaliza a sala de estar.

3. Invista em abajures e luminárias do gênero

Quando você quer ler um livro ou está escrevendo em cima de uma mesa, um pequeno abajur por ajudar você a realizar essas tarefas mais confortavelmente. Essa luz mais brilhante pode ser uma luminária de piso com um braço oscilante ao lado de uma cadeira confortável ou uma fonte de luz direcionada sobre uma mesa.

Vale ressaltar que essas não são as luzes que você usa o tempo todo - elas só devem ser usadas quando você está fazendo uma tarefa, como ler ou escrever. Nesses tipos de iluminação mais localizada, o posicionamento é especialmente importante. Candeeiros de mesa portáteis permitem flexibilidade quando a mobília é movida.

Conclusão

Todas essas dicas têm algo em comum: a busca pelo equilíbrio e a harmonia dentro de um ambiente. Seja por meio da acústica ou da iluminação, sempre vai haver uma forma de mudar para melhor a sua sala de estar.

Gostou das dicas? Então compartilhe-as nas redes sociais.

Escreva um comentário...
MAIS ARTIGOS
Arquitetos - Começando a obra do jeito certo
O Poder dos Quadros na Decoração
Rebaixamento de Teto com Gesso