Você é um profissional?
Cadastre-se
MÓVEIS PLANEJADOS OU SOB-MEDIDA?

Os móveis planejados ou os móveis sob medida, proporcionam em geral uma maior personalização dos ambientes e dos espaços disponíveis em uma residência ou mesmo em um escritório, e são também geralmente muito mais práticos e deixam os ambientes mais bonitos. Eles podem combinar muito melhor com o estilo e a cor dos ambientes onde eles vão estar, além de darem um acabamento perfeito, algo que não é possível quando se opta pela compra de móveis padronizados.


Existem duas formas de personalização, que são os móveis planejados e os móveis sob medida, nomes que geralmente são confundidos como sendo a mesma coisa, mas existem diferenças fundamentais entre eles, ainda que ambas as formas de personalizar seus móveis possuam resultados bastante satisfatórios.

Móveis planejados ou sob medida?
Simplificando, para que você possa entender melhor os termos antes de prosseguir com a leitura, os tipos de móveis que temos atualmente no mercado são:
• Padronizados: São os móveis prontos, a forma mais comum de se comprar móveis. Eles vem em série direto da fábrica para as lojas, e das lojas para nossa casa ou escritório.
• Planejados: Eles são também chamados de modulados, pois utilizam módulos prontos que são utilizados na montagem dos móveis. Os módulos também são feitos em série, com tiragem industrial.
• Sob medida: Esses são feitos do zero, a partir das especificações do cliente ou do designer, que definem exatamente tudo a respeito do móvel, desde as medidas aos acabamentos.



Móveis sob medida
Os móveis sob medida proporcionam a possibilidade de um aproveitamento total do espaço de um ambiente, pois eles são produzidos totalmente a partir do zero. Eles são criados a partir das medidas exatas, do tipo de material exato e das cores específicas que os clientes ou o designer de interiores definem. Eles podem também definir todos os detalhes do móvel, incluindo os acabamentos e também as ferragens a serem utilizadas nos móveis, que geralmente são produzidos por marcenarias ou marceneiros especializadosnesse tipo de serviço.


As vantagens dos móveis sob medida:
• É possível escolher todos os materiais que serão utilizados.
• É possível também determinar todas as formas, as cores e todos os detalhes.
• Eles podem ter o tamanho exato do espaço a ser preenchido.
• Não necessitam de visitas de acabamento para adequar as medidas ao final do projeto.


Móveis planejados
Já os móveis planejados não são totalmente criados a partir do gosto do cliente, e por isso possuem certas limitações. Eles utilizam módulos pré-fabricados de forma industrial, o que significa que as suas medidas, as cores, seus estilos, os acabamentos e as ferragens desses móveis precisarão ser escolhidos dentro de uma gama de opções que a loja ou o fabricante disponibiliza. Os móveis planejados ou modulados permitem um nível menor de personalização do que o alcançado com os móveis sob medida, mas possuem um nível absolutamente maior, quando são comparados aos móveis padronizados.



As vantagens dos móveis planejados ou modulados:
• A fabricação industrial tem uma maior garantia de qualidade e perfeição.
• Eles possuem um menor prazo para a execução e a entrega.
• Por serem padronizados, possuem uma maior rapidez na montagem.
• Em geral, as lojas especializadas em modulados possuem melhores formas de pagamento.

Os seus móveis planejados ou sob medida
Os móveis padronizados são mais fáceis de encontrar e de comprar. Basta escolher um na loja, que seja mais no seu estilo ou no estilo do ambiente onde ele vai ficar, e que tenha mais ou menos os recursos que você gostaria, depois buscá-lo na loja ou mandar entregar, e colocar no espaço que você pensou para ele ficar. Mas e os móveis sob medida e os planejados, onde e como se compram?
A melhor opção para um serviço profissional é sempre procurar pelo profissional adequado ao serviço em questão. Para o caso dos móveis da sua casa ou do seu escritório, o profissional adequado seria o designer de interiores, o arquiteto, ou em alguns casos, o próprio marceneiro ou o profissional da loja de modulados.



Mas o arquiteto ou o designer de interiores poderá indicar as melhores opções, tanto no que se refere aos tipos e tamanhos dos móveis, quanto aos seus detalhes como as formas, cores e ferragens, além de obterem as medidas precisas que serão necessárias para a execução do projeto.
Algumas marcas de móveis planejados podem ser confiáveis para que você vá direto nelas, e um profissional da própria loja fará uma visita ao local onde ficará o móvel, para tomar medidas, desenhar o projeto e realizar a exceução, bem como os ajustes necessários. Da mesma forma, alguns bons marceneiros podem ser confiáveis para desempenhar esse mesmo papel, se a sua escolha for a dos móveis sob medida. Para isso, porém, é fundamental que você já tenha referências seguras de familiares e amigos que obtiveram um bom resultado com o serviço indicado.
Ainda assim, vale ressaltar que a presença de um profissional como o designer de interiores, em todas as etapas do processo, te dará certamente um resultado superior, uma satisfação maior, e é bem provável que também um menor custo ao projeto.

Relacionado
Escreva um comentário...