Você é um profissional?
Cadastre-se
PAISAGISMO EM PEQUENOS ESPAÇOS

Principalmente para os que vivem em cidades grandes, os espaços residenciais vem se tornando cada vez menores, e cada vez temos mais a sensação de termos menos espaço para a decoração dos ambientes em que vivemos.
E quando se fala em paisagismo então, pode parecer algo impossível, decorar um apartamento pequeno com algum toque verde e natural, que possa nos dar ambientes com um pouco mais de vida, ou nos proporcionar algum pequeno espaço para relaxar e meditar, com a sensação de estar um pouco mais próximo da natureza. Isso sem falar na beleza que esse tipo de decoração também pode proporcionar.



Mas é possível desenvolver projetos de paisagismo em pequenos espaços, e na verdade nem mesmo importa o quão pequeno é o espaço que se tem disponível. Pode ser um quintal, uma varanda, mas também um corredor, um cantinho onde não cabe um móvel, e é até mesmo possível criar jardins em vasos, que permitem ideias de paisagismo literalmente em qualquer espaço.


Um espaço verde em cada cômodo
É possível criar um espaço verde em cada cômodo da casa, ou ao menos, decorá-los com algumas plantas que vão deixar o ambiente muito mais natural e acolhedor, e cada espaço pode comportar plantas com tamanhos e característica diferentes.

Quarto
Para os quartos é mais adequado utilizar plantas pequenas, que cresçam em vasos. Algumas delas vão dar apenas um toque verde ao ambiente, enquanto outras poderão ser usadas para compor com outros elementos de decoração.



Algumas delas são:
• Violeta
• Echeveria
• Minirrosa
• Anturio
• Bromélia


Sala
Nas salas é possível utilizar plantas maiores, de preferência aquelas que cresçam mais na vertical, e possam ser utilizadas na composição de algum canto do cômodo, dando um visual bem interessante e natural.




Algumas dessas plantas ideais para a sala são:
• Palmeira
• Filodentro
• Dracena
• Zamioculca


Cozinha
Na cozinha também é possível ter um pequeno jardim, e porque não aproveitar para juntar a beleza com a utilidade? Você poderá plantas em pequenos vasinhos ou de forma vertical, os mais variados itens de culinária, como os tempeiros, que você poderá utilizar ao cozinhar.



Algumas dicas de hortaliças:
• Orégano
• Pimenta
• Manjericão
• Cebolinha
• Alecrim
• Salsinha


Varanda
As varandas geralmente apresentam um maior número de possibilidades para o paisagismo. Ainda que seja uma varanda bem minúscula, ou que o espaço livre não seja muito grande, as opção devem ser maiores do que nos outros cômodos da casa. Existem opções de plantas para varandas onde incida o sol, e também para aquelas que permanecem na sombra.




Entre elas:
• Lança de São Jorge
• Pau D'água
• Palmeira Ráfis
• Palmeira Fênix
• Pleomele

Banheiro
Até mesmo no banheiro da casa é possível ter plantas para melhorar o ambiente e até mesmo ajudar na eliminação de bactérias. Sendo um local de maior umidade e com pouca luz, o banheiro vai ser o local onde as plantas que mais gostam de água se sentirão melhor e ficarão mais bonitas.



Algumas dessas plantas são:
• Bambú
• Orquídea
• Espada de São Jorge
• Bromélia

Vasos, jardins suspensos e outras ideias
Em varandas ou jardins pode ser mais fácil o cultivo de plantas, pois em geral possuem um maior espaço e muitas vezes canteiros maiores, que facilitam o plantio e a manutenção. Mas e naqueles locais menores, como fazer para cultivar as plantas com praticidade e ao mesmo tempo beneficiando a decoração?
Existe bastante espaço para a imaginação! Aqui vão algumas dicas:


Vasos de plantas em prateleiras




Bancadas com vasos de planta




Sapateiras como jardins



Plantas em recipientes de vidro e louça




Latas e caixas com plantas



Quais plantas utilizar?
Para projetos de paisagismo em pequenos espaços, é fundamental saber as características de cada planta que se pretende utilizar, do contrário você poderá acabar com um problema, ao invés de uma bonita e agradável solução.
Em geral, as plantas que necessitam de uma menor incidência de luz e de uma menor frequência de regas são as ideais, mas além disso, é bom pesquisar todos os detalhes de cada uma, não apenas seu tamanho e sua aparência, mas se toleram umidade, a incidência do sol, entre outros fatores que serão importantes para determinar quais as plantas funcionam em determinados lugares.
Algumas das plantas que possuem boas características para os pequenos espaços:


Pau D'água




Esta planta, que é utilizada em vasos, possui uma característica bem peculiar, que é a resistência ao ar condicionado. Além disso, ela não precisa da incidência direta do sol, e só precisa ser regada quando a terra já está completamente seca. Essas características fazem dela uma planta ideal para ser usada em escritórios.


Zamioculca




Ela não pode receber o sol diretamente, porque ele queima as suas folhas, mas pode ficar em ambientes com ou sem iluminação natural, e apesar de precisar ser regada apenas uma vez a cada semana, continua bonita mesmo sem receber os cuidados adequados.


Echeveria




Esta pequena planta com formato de rosa é uma suculenta, o que significa que armazena água em sua folhas e em seu caule. Ela só precisa ser regada uma vez por semana, e os únicos inconvenientes dela é que a umidade pode apodrecer sua raíz, além de não ter muita tolerância ao sol.


Lança de São Jorge




Ela possui folhas verticais e cilíndricas e é uma planta ornamental muito resistente. Só precisa ser regada de quinze em quinze dias, e pode ser mantida em ambientes que quase não recebem luz. Pode tanto ser utilizada em um jardim, quanto em um vaso.


Violeta




As violetas são plantas muito populares, e possuem uma grande variedade de cores, o que pode ser ideal para combinar com o restante da decoração. Fica bem quando exposta somente à luz indireta, e deve ser regada uma ou duas vezes por semana. Planta pequena e bonita que cabe em qualquer lugar.


Babosa




É uma planta tropical e portanto não resiste bem ao frio. As suas folhas são muito vistosas e grossas, dando um ótimo visual para compor espaços internos. Não deve ser deixada onde o sol incida diretamente, e deve ser regada apenas quando a terra onde estiver plantada comece a secar.

Seu pequeno espaço verde
Essas são apenas algumas dicas do que pode ser feito em espaços pequenos, utilizando técnicas de paisagismo. Sabendo os tipos de plantas adequadas para cada espaço e para a quantidade de tempo que você pode dispor para cuidar, a partir daí é usar a sua imaginação. Qualquer cantinho ou parede, aproveitando objetos do próprio cotidiano, já é o suficiente para tornar seu espaço um pouco mais verde e agradável.

Relacionado
Fases da Obra
Escreva um comentário...